Como fazer um fichamento

Education

michelle-prazeres
The present document can't read!
Please download to view
2
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Description
Uma forma de fazer leituras e fichamentos. Ajuda na classificação de leituras acadêmicas.
Text
  • 1. Como fazer um fichamento? Para que serve o fichamento? - Para registrar suas leituras; - Para classificar suas leituras; - Para facilitar o resgate de suas leituras; - Para construção de bibliografia e referências bibliográficas. O que eu posso fichar? Funciona melhor para textos, mas - de outro modo - pode ser aplicado a imagens, vídeos e todo conteúdo que você desejar classificar como referência de seu percurso de estudo. Como começar? Abra um arquivo e faça um cabeçalho, contendo as seguintes informações: - Título (do documento, vídeo, etc) - Autor(a) - Cidade, editora e ano de publicação (caso texto). * Se já quiser fazer de acordo com as normas bibliográficas, consulte normas no site da ABNT: http://www.abnt.org.br/ Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2008. Como fazer? Leia o texto uma vez, fazendo marcações. Ou leia uma vez e depois leia novamente fazendo marcações, se tiver tempo. Em seguida, monte um quadro com as seguintes questões: - Uma breve apresentação do texto (para que você possa lembrar dele sempre que ler apenas esta descrição); - Qual o objetivo do autor? - Quais os principais conceitos e noções trabalhados no texto? Caso esteja lendo para uma pesquisa ou trabalho específico, anote: - Principais contribuições para a pesquisa / o trabalho.
  • 2. Exemplo: Apresentação: o autor apresenta a noção de economia da cultura, que seria o olhar sobre as “condições em que são produzidos os consumidores” e as condições sociais da constituição do modo de apropriação legítimo. Objetivo: compreender o gosto não como algo natural, mas como produto da socialização. Conceitos: construção do gosto; noção de habitus e legitimidade. Contribuições: construção do gosto; legitimidade dominante e legitimidade dominada. Fichando páginas Em geral, em textos acadêmicos, você vai precisar citar as obras com anos de publicação e páginas em que a citação está presente. Deste modo, pode ser útil tomar nota das citações e das páginas correspondentes. Exemplo: Página 45: citação sobre representação. “A obra só é plenamente justificada (...) se a coisa representada tiver merecido tal representação e se a função de representação estiver subordinada a uma função mais elevada, como a de exaltar, fixando-a, uma realidade digna de ser eternizada”. As indicações de páginas também podem dar conta dos conceitos e noções. Exemplo: Página 42: o autor apresenta a noção de condições sociais de possibilidades e fundamenta a sua concepção de classe.
  • Comments
    Top